O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O concurso é realizado sempre no segundo sábado da Festa, apenas para convidados e imprensa.
Comida dos tropeiros : os nossos cowboys tocadores de boiada.À partir século XVII eles multiplicaram o comércio interior afora. As comitivas de boiadeiros se alimentavam com o que traziam no lombo das mulas, mais resistentes do que os cavalos.
O fogo era colocado com as panelas rente ao chão.
Quando a Queima começa, o aroma do alho chama a atenção a um quilometro de distância…
Todo mes de agosto, durante a Festa de Peão de Barretos (cidade há 300km de São Paulo)), dezenas de equipes de raladores de panela se reúnem para disputar quem melhor queima o alho. Leia-se : faz a comida mais saborosa.
A receita que segue é do Clube dos Independentes de Barretos, organizadores do maior rodeio da América Latina.
--------------------------------------------------------------------------------
No passeio pela culinária tupiniquim de hoje falamos sobre a Queima do alho !!!
Comida dos tropeiros : os nossos cowboys tocadores de boiada.
À partir século XVII eles multiplicaram o comércio interior afora. As comitivas de boiadeiros se alimentavam com o que traziam no lombo das mulas, mais resistentes do que os cavalos.
No cardápio : arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Tudo , é claro, com alho suficiente prá botar de molho a dentadura do Conde Drácula…
O fogo era colocado com as panelas rente ao chão.
Quando a Queima começa, o aroma do alho chama a atenção a um quilometro de distância…
Todo mes de agosto, durante a Festa de Peão de Barretos (cidade há 300km de São Paulo)), dezenas de equipes de raladores de panela se reúnem para disputar quem melhor queima o alho. Leia-se : faz a comida mais saborosa.
A receita que segue é do Clube dos Independentes de Barretos, organizadores do maior rodeio da América Latina.
Os rancheiros usam um fogão industrial ao invés do jeito tradicional de se queimar o alho, rente ao chão.
RECEITAS DO CUMPADRE (porções para 10 pessoas)
Arroz Carreteiro
Ingredientes: 1 kg de carne-seca, 1 kg de arroz, alho, pimenta e sal a gosto.Modo de preparo: cozinhar a carne seca trocando-se a água duas vezes durante a fervura. Depois de retira-la do fogo pique com a faca até ficar quase como carne moída (não se recomenda moer na máquina, pois altera o sabor).
Em seguida, a carne deve ser colocada em uma panela grossa com banha já quente, junte com o tempero (alho picado batido, pimenta e sal). Toste um pouquinho e adicione o arroz escorrido e bem lavado. Deixe refogar por algum tempo e sempre mexendo adicione água aos poucos, acompanhando o cozimento.
Feijão Tropeiro
Ingredientes: 1 kg de feijão, 100 g de bacon, 250 g de lingüiça de porco, 250 g de torresmo de panceta, 150 g de carne seca frita (pedaços), 200 g de farinha de mandioca, cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto.Modo de preparo: ponha água para ferver com o feijão, (não deixe o feijão de molho de um dia para o outro). Em outra panela frite em banha um pouco de torresmo. Durante a fase de cozimento do feijão, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, lingüiça de porco, que deve estar cozida e cortada em rodelas finas, bacon, pedaços de gordura, carne seca. Em seguida para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.
Paçoca de Carne
Ingredientes: 1kg charque picadinho (batido com faca), ½ kg de farinha de mandioca, ½ kg de farinha de milho.Modo de preparo: coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho, pilar até ficar fofinha.
Carne de churrasco
Ingredientes: 3 kg de carne, água e sal. Modo de Preparo: A carne deve ser fatiada em pedaços grossos e banhada em água com sal e um pouco de alho amassado. Deixe-a tomar sereno durante a noite. Depois asse em chapa de folhão.
BOM APETITE
BOM APETITE
me deu ate fome!!! que delicia.
ResponderExcluirbeijos...
quero o seu indereço,quero mandar um mimo pra
ResponderExcluirvc.viu? beijinhos....
Oi Rosana,
ResponderExcluirAmo tudo isto!
Delicia de comida!
Sua cidade está em festa
Um dia ainda vou em Barretos na festa do peão
Bom demais!!!
Beijos
Algumas receitas até conhecia, mas, essa de deixar a carne no sereno foi surpresa. Beijos, iray
ResponderExcluir